WhatsApp

03588451805

Poços de Caldas - MG
“PMJ em Ação” proporciona formação e troca de experiências aos profissionais da educação integral - Poços em Dia ::Seu Portal Diário de Noticias::

Educação

07/02/2018 às 23h04 - Atualizada em 07/02/2018 às 23h04

“PMJ em Ação” proporciona formação e troca de experiências aos profissionais da educação integral

Aparecido Roberto Junqueira
Poços de Caldas - MS
FONTE: Foto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Encontro proporcionou a troca de experiências positivas

“PMJ em Ação” proporciona formação e troca de experiências aos profissionais da educação integral

Cerca de 90 profissionais do Programa Municipal da Juventude, participam até a próxima sexta-feira ,9, do encontro da educação integral “PMJ em Ação”. O evento tem como objetivo, preparar os educadores ,para o retorno das atividades, no próximo dia 15 de fevereiro.

A proposta, é oferecer momentos de troca, avaliação, valorização do trabalho realizado, reflexão e novos encaminhamentos para a educação integral no município. A semana de formação, teve início no dia 1º de fevereiro, com o encontro com a secretária municipal de Educação, Flávia Vivaldi.

Depois, os profissionais se reuniram nas unidades, para refletir sobre o trabalho já realizado, apontando características facilitadoras e pontos que dificultam as ações, além de preparar relatos de experiências de sucesso, que foram apresentadas para os colegas nesta quarta-feira ,7, no Espaço Cultural da Urca.

De acordo com a coordenadora do PMJ, Michele Mendes Santana, na quinta-feira ,8, ainda na Urca, será feita a apresentação da proposta de trabalho, para 2018, baseada em seis eixos: plano de convivência; arranjos culturais; cidadania; educação no território; corpo, expressão e movimento; e educação científica. Na sexta, os profissionais retornam para as unidades para discutir novamente o planejamento para o ano, a partir das discussões propostas no encontro.

Novas experiências
Em outubro do ano passado, 30 profissionais da educação integral da rede municipal ,visitaram o Centro Social Marista Irmão Justino, em São Paulo, e tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento da unidade, que utiliza uma metodologia baseada em projetos.

Durante o encontro “PMJ em Ação”, alguns desses educadores apresentaram um relato da experiência e o que foi possível aprender com a viagem. Os resultados já são sentidos nas unidades. No PMJ Vilas Unidas, por exemplo, a equipe vai implantar uma nova metodologia, a partir da visita feita ao projeto desenvolvido em São Paulo.

“Fiquei muito feliz, porque vamos sair da nossa zona de conforto”, contou a profissional de Educação Física, Dulceny Lemos Ribeiro de Mesquita. Ela explica que, quando as atividades recomeçarem, os profissionais terão mais tempo para trabalhar com os alunos. “Vamos passar para as turmas valores, conceitos, ética e cidadania”. E o principal, segundo a professora, é que com a mudança na forma de trabalho, haverá mais tempo para a escuta dos alunos. “Conversei com os alunos do Marista e eles disseram que lá, eles eram ouvidos, podiam falar dos sentimentos, que tinham voz”. Isso motivou a nova metodologia, que será implementada no PMJ Vilas Unidas. Além das mudanças para os alunos, os professores terão que trabalhar em duplas, outro desafio para os profissionais. “Queremos que os alunos usem o que eles aprendem aqui para toda a vida”, enfatiza.

Retorno
As atividades do Programa Municipal da Juventude de Poços de Caldas, retornam no dia 15 de fevereiro, em sete unidades: Santa Maria, São Sebastião, Parque Pinheiros, João Monteiro, Vilas Unidas, Centro Social Urbano e AABB. No PMJ São José, o retorno será no dia 19, por conta de obras de reforma. São aproximadamente 1.100 alunos atendidos, de 6 a 16 anos.

Secretaria Municipal de Comunicação Social
Prefeitura de Poços de Caldas
(35) 3697-5053
--

ESTA MATÉRIA FOI VISTA 194 VEZES

Comentários

Veja também

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados