WhatsApp

03588451805

Poços de Caldas - MG
3 mil servidores da Educação participam de encontro de volta às aulas - Poços em Dia ::Seu Portal Diário de Noticias::

Educação

02/02/2018 às 10h25 - Atualizada em 02/02/2018 às 10h25

3 mil servidores da Educação participam de encontro de volta às aulas

Aparecido Roberto Junqueira
Poços de Caldas - MS
FONTE: Foto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Durante todo o dia, teatro da Urca ficou lotado para os encontros

3 mil servidores da Educação participam de encontro de volta às aulas

Aproximadamente 3 mil servidores da Educação, participam nesta quinta e sexta-feira, do encontro de volta às aulas da rede municipal de ensino. O evento, no Espaço Cultural da Urca, reúne educadores, especialistas, gestores, servidores administrativos, auxiliares de serviços gerais e de alimentação escolar, berçaristas, auxiliares de desenvolvimento infantil e auxiliares de biblioteca. O objetivo é apresentar os resultados do trabalho desenvolvido em 2017 e o planejamento para 2018.

Representantes dos diversos setores da Secretaria Municipal de Educação, fizeram um breve relato das ações e apresentaram também, os projetos que serão executados neste ano. Centro de Referência do Professor, Divisão Pedagógica, Divisão de Projetos, Inclusão Digital, Conservatório Municipal, Programa Municipal da Juventude, Divisão de Administração Escolar, Expediente Interno e Divisão de Administração fizeram uma prestação de contas de 2017.

Entre os destaques está, a revisão dos itens que compõem o Vale Educação, conhecido também, como kit escolar. Alguns materiais didáticos, foram substituídos por produtos mais adequados às faixas etárias, de acordo com as demandas apontadas, pelos próprios profissionais, que trabalham diretamente em sala de aula.

Outro avanço, foi a disponibilização do cadastro da educação infantil na internet. Assim, as famílias podem acompanhar o andamento da solicitação de vaga nas creches municipais, no site da Prefeitura (www.pocosdecaldas.mg.gov.br, no banner Educação). Ainda na Educação Infantil, a chefe da Seção de Administração Escolar, Angélica Xavier Figueiredo, informou que foram abertas 2.202 novas vagas.

Já o coordenador do Conservatório Musical, Juliano Marques Barreto, destacou a ampliação do atendimento, com 462 novos alunos, o que foi possível graças ao recadastramento da fila de espera e também ao funcionamento de um prédio anexo. Para 2018, ele anunciou a ampliação das aulas de musicalização nas escolas municipais.

A secretária municipal de Educação, Flávia Vivaldi, apresentou aos servidores os resultados gerais da pesquisa de clima escolar, realizada em 2017. Os dados servirão para embasar o planejamento das ações nas unidades escolares para 2018. “Nossa pretensão para a rede municipal de Educação de Poços de Caldas é que, cada vez mais, tenhamos uma educação pautada em algo cientificamente comprovado, que ofereça segurança no trabalho e qualidade para nossos alunos. Assim, nesta gestão, nós tivemos a aceitação das unidades em participar da pesquisa para conhecer o diagnóstico de clima escolar da nossa rede”, enfatizou.

Neste primeiro momento, a pesquisa foi aplicada no Ensino Fundamental II, com 5.080 participantes, entre alunos, gestores e professores. A pesquisa apontou a percepção dos atores sociais da escola – alunos, professores e gestores – sobre cinco eixos: situações de intimidação entre alunos; relações sociais e conflitos na escola; relações com o ensino e aprendizagem; as regras, sanções e segurança na escola; e a infraestrutura e rede física. “Queremos promover a possibilidade de realizarmos nossos planejamentos, cada um na sua especificidade, atendendo aos resultados que forem coletados e produzidos, dando escuta para o público de cada unidade”, aponta Flávia.

Os profissionais da educação retornaram do recesso escolar nesta quinta-feira, dia 1º de fevereiro. Já para os alunos da rede municipal, o ano letivo tem início no dia 5 de fevereiro, próxima segunda.


ESTA MATÉRIA FOI VISTA 114 VEZES

Comentários

Veja também

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados