WhatsApp

03588451805

Poços de Caldas - MG
Calendário da Atenção Básica define temas para ações ao longo do ano - Poços em Dia ::Seu Portal Diário de Noticias::

Saúde

31/01/2018 às 23h31 - Atualizada em 31/01/2018 às 23h31

Calendário da Atenção Básica define temas para ações ao longo do ano

Aparecido Roberto Junqueira
Poços de Caldas - MS
FONTE: Foto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Calendário da Atenção Básica define temas para ações ao longo do ano

Calendário da Atenção Básica define temas para ações ao longo do ano

A prevenção e a promoção de saúde, são princípios da Atenção Básica, baseados na proximidade e no vínculo gerados dia a dia, no contato das equipes, com as comunidades atendidas. Por isso, ao longo do ano, diversas atividades com múltiplos temas , são realizadas para falar de saúde, levar informação e esclarecer dúvidas.


Visando a facilitação do planejamento e a organização da agenda de trabalho dos profissionais, a coordenação de Atenção Básica, definiu temas centrais para serem trabalhados mês a mês. Em janeiro, o foco foi a Hanseníase, como parte do Janeiro Roxo, período de mobilização para divulgação dos sintomas, dos serviços de prevenção e do combate à doença. Unidades de todos os pontos da cidade realizaram ações nas salas de espera, nas ruas e até de casa em casa, para abordar o assunto.


Em fevereiro, o tema será arbovírus, levando em conta o período de intensificação das medidas de prevenção da proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, zica, chikungunya e febre amarela urbana. Em março, as ações serão de orientação sobre a tuberculose, aproveitando o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. Em abril, as abordagens serão sobre a hipertensão arterial. Em maio, o assunto será a luta antimanicomial, e em junho, a imunização entra em pauta.


No segundo semestre, julho será dedicado a orientações sobre a prevenção de acidentes de trabalho; agosto foi definido para prevenção do tabagismo; setembro para a saúde do idoso. Os últimos três meses do ano serão para as campanhas já conhecidas mundialmente, como o Outubro Rosa, de prevenção e cuidado da saúde da mulher; Novembro Azul, de atenção à saúde do homem e Dezembro Vermelho, de luta contra a AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis.


“Todos estes temas, já são trabalhados pelas nossas equipes ao longo do ano, mas o calendário, visa organizar e intensificar a abordagem de alguns assuntos em determinados momentos estratégicos. Todas as nossas equipes , têm se empenhado e com criatividade, realizado diferentes ações e isso, é muito importante para que estas informações cheguem a toda a população”, disse Camila Bacelar, coordenadora da Atenção Básica.


Para o secretário de Saúde, Carlos Mosconi, estas ações são essenciais para fortalecer a atenção básica, como porta de entrada do SUS - Sistema Único de Saúde. “A atenção básica está preparada para atender 80% dos casos, com resolutividade, com conforto, mais próximo da casa do paciente. Quanto mais a população conhecer e utilizar as unidades básicas, melhor é para ela mesma e para o sistema, porque desafoga outros serviços como o da UPA ou do pronto atendimento do Hospital Margarita Morales, que são mais voltados para casos de urgência e emergência que a atenção básica não atende”. Em Poços, são 37 Unidades Básicas de Saúde.
--
Secretaria Municipal de Comunicação Social
Prefeitura de Poços de Caldas
(35) 3697-5053

ESTA MATÉRIA FOI VISTA 66 VEZES

Comentários

Veja também

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados