WhatsApp

Poços de Caldas - MG
Idosos ou seu representante devem procurar o CRAS mais próximo de sua casa e realizar o cadastro - Poços em Dia ::Seu Portal Diário de Noticias::

Geral

16/10/2017 às 23h12 - Atualizada em 16/10/2017 às 23h12

Idosos ou seu representante devem procurar o CRAS mais próximo de sua casa e realizar o cadastro

Aparecido Roberto Junqueira
Poços de Caldas - MS
FONTE: Foto: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Inclusão no Cadastro Único de idosos beneficiários do BPC/LOAS termina em dezembr

Inclusão no Cadastro Único de idosos beneficiários do BPC/LOAS termina em dezembro

Os idosos que recebem o Benefício de Prestação Continuada, BPC, ou LOAS, como é popularmente conhecido, devem estar no Cadastro Único , para Programas Sociais do Governo Federal, para manutenção do seu benefício. O prazo para inscrição, é até 31 de dezembro de 2017. Para fazer o cadastramento, o responsável familiar, deve ter mais de 16 anos e não precisa ser o beneficiário do BPC, basta que more na mesma casa do beneficiário e que dívida as reponsabilidades com despesas e renda.

O responsável precisa procurar o Centro de Referência da Assistência Social , CRAS, mais próximo de sua casa.

Documentação

É importante levar os documentos pessoais, CPF, RG, Título de Eleitor e Certidão de Nascimento, de todos que residem no domicílio, Carteira de Trabalho e comprovante de Renda, comprovante de endereço, como conta de luz e declaração de matrícula, daqueles em período escolar , até 17 anos.

Vale lembrar que, a inscrição no Cadastro Único, além de manter o BPC, permite o acesso a outros programas sociais, como a tarifa social de energia elétrica, que concede desconto na conta de energia, de acordo com a quantidade de quilowatt-hora, consumido pela unidade, além da carteira do idoso.

Para aquelas famílias de beneficiários , que já estão no Cadastro Único, é importante ressaltar, que deve-se atualizar os dados, sempre que houver modificação na família, tais como mudança de endereço e alteração na composição familiar, ou no prazo máximo de até dois anos. A desatualização do cadastro, poderá acarretar em suspensão do benefício.

As pessoas com deficiência, que sejam beneficiárias do BPC, deverão fazer seu cadastro , no ano de 2018.

O Benefício de Prestação Continuada

O BPC , é um benefício assistencial garantido pela Constituição Federal de 1988, que garante a transferência mensal de um salário mínimo, à pessoa idosa com 65 anos, ou mais e à pessoa com deficiência de qualquer idade, mesmo que não tenha contribuído para a Previdência Social.

Nos dois casos, o cidadão que pleiteia o benefício, tem que comprovar que não possuir meios de se sustentar ou de ser sustentado pela família (renda familiar total, de até ¼ do salário mínimo). O requerente deve estar incluído juntamente com sua família no Cadastro Único.

--
Secretaria Municipal de Comunicação Social
Prefeitura de Poços de Caldas
(35) 3697-5053

ESTA MATÉRIA FOI VISTA 80 VEZES

Comentários

Veja também

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

© Copyright 2017 :: Todos os direitos reservados