WhatsApp

Poços de Caldas - MG
Equipe do Programa Municipal DST/AIDS realiza campanha de prevenção contra a Sífilis durante o mês de Outubro - Poços em Dia ::Seu Portal Diário de Noticias::

Saúde

09/10/2017 às 23h18 - Atualizada em 09/10/2017 às 23h18

Equipe do Programa Municipal DST/AIDS realiza campanha de prevenção contra a Sífilis durante o mês de Outubro

Aparecido Roberto Junqueira
Poços de Caldas - MS
FONTE: Foto: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Equipe do Programa Municipal DST/AIDS realiza campanha de prevenção contra a Sífilis durante o mês de Outubro

Equipe do Programa Municipal DST/AIDS realiza campanha de prevenção contra a Sífilis durante o mês de Outubro

Alertar para o aumento do número de casos e conscientizar sobre as formas de evitar o contágio, estes são os objetivos das ações desenvolvidas pela equipe do Programa Municipal DST/AIDS, durante o mês. O serviço está disponível durante todo o ano, mas o trabalho, é intensificado em outubro, também pela lei sancionada este ano, que instituiu o terceiro sábado, de Outubro, como Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita. "É uma infecção emergente, silenciosa e que está reaparecendo e acometendo todas as faixas etárias, principalmente os mais jovens", informou a enfermeira Dirce Tomoko Hara Soares, coordenadora do Programa DST/AIDS.

Em Poços, este ano, já foram 91 novos casos, diagnosticados. Em 2016, foram 54 e em 2015, 44 casos. A infecção acomete mais os homens, especialmente na faixa etária dos 21 aos 30 anos. Considerada uma IFT - Infecção Sexualmente Transmissível, a Sífilis é transmitida principalmente por relações sexuais, sem preservativo, mas também por transfusão de sangue ou contato direto, com sangue contaminado. Sem tratamento, pode causar lesões cutâneas, ósseas, cardiovasculares e neurológicas e até a morte. No caso da sífilis congênita, o contágio é por via vertical da gestante para o filho e pode causar má formação no feto. Os efeitos incluem alterações ósseas, surdez neurológica, dificuldades no aprendizado e retardo mental.

Ações

Na próxima quarta, 11, a equipe do DST/AIDS, em parceria com estudantes e professores de Enfermagem da Faculdade Pitágoras, vão estar na Praça Dom Pedro II, a Praça dos Macacos, das 13h às 17h, para um trabalho de abordagem, que inclui panfletagem, orientação, realização de testes rápidos e distribuição de preservativos femininos e masculinos. A mesma ação será realizada pela equipe do DST/AIDS, no sábado, 21, no Terminal de Linhas Urbanas, das 8h30 às 13h. "A Sífilis é tratável, é curável mas também é possível prevenir. Em caso de dúvidas, a pessoa deve fazer o teste para iniciar o tratamento o mais rápido possível, caso o diagnóstico seja positivo", explicou Dirce.

O Programa Municipal DST/AIDS também realiza os testes de forma permanente. O atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 17h, no prédio da secretaria de Saúde, na esquina das Ruas Rio Grande do Sul com Pará. Além disso, as 36 UBSs - Unidades Básicas de Saúde fazem o teste rápido.
Panfletos informativos e preservativos serão distribuídos na Praça dos Macacos e no Terminal de Linhas Urbanas
--

Secretaria Municipal de Comunicação Social
Prefeitura de Poços de Caldas
(35) 3697-5053

ESTA MATÉRIA FOI VISTA 31 VEZES

Comentários

Veja também

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

© Copyright 2017 :: Todos os direitos reservados