WhatsApp

Poços de Caldas - MG
Semana de Cultura Popular “Zé Santana” encerra com oficina dos saberes. - Poços em Dia ::Seu Portal Diário de Noticias::

Cultura

03/10/2017 às 23h06 - Atualizada em 03/10/2017 às 23h17

Semana de Cultura Popular “Zé Santana” encerra com oficina dos saberes.

Aparecido Roberto Junqueira
Poços de Caldas - MS
FONTE: Foto: Secretaria Municipal de Comunicação Social

- Encontro contou com participação de integrantes da cultura poços-caldense, como mestres de capoeira, congada, folia de reis e caiapós

Semana de Cultura Popular “Zé Santana” encerra com oficina dos saberes.

No último sábado (30), aconteceu o encerramento da 2ª Semana de Cultura Popular “Zé Santana”, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura.

O último dia de atividades, foi marcada pela 2ª edição da “Oficina de Saberes”, onde diversos integrantes da cultura poços-caldense, como mestres de capoeira, congada, folia de reis e caiapós, se reuniram em local, junto à Secretaria, para debater à valorização e também os rumos da cultura popular mineira. O encontro foi promovido e idealizado pela jornalista, Jesuane Salvador.

A ação prestou ainda, homenagem ao mestre Sr. Amadeu Francisco, mais conhecido, como Amadeu Catireiro. Ele que é um personagem conhecido na cidade, por desenvolver trabalhos ligados a grupos de folia de reis e catira.

De acordo com o secretario de Cultura, Hudson Luiz Vilas Boas, à semana cumpriu seu objetivo, porque promoveu ações, que puderam valorizar as manifestações culturais, que resistem até os dias atuais na cidade. Durante a semana, mais de duas mil crianças de diversas escolas e instituições da cidade, passaram pelo espaço, e puderam participar das oficinas e teatros.

A semana leva o nome do saudoso José Pedro de Oliveira, conhecido por todos, como Zé Santana, cidadão de elevada importância para a cultural local, mestre de companhia de Santos Reis, com atuação no cenário local e regional.

Também participaram do encontro, a pesquisadora Lúcia Vera de Lima, representando o Centro Cultural Afro-Brasileiro Chico Rei, o Mestre Moçambique, Joaquim José da Cruz, e Alexandre Caiapó (cacique do Grupo de Caiapós do bairro São José) representante do ex-cacique Pedro Caiapó.

A semana ocorreu, entre os dias 24 a 30 de setembro. Nesta segunda edição, foram apresentadas 34 propostas, sendo 15 desclassificadas, 16 não selecionadas e 13 aprovadas.

Secretaria Municipal de Comunicação Social
Prefeitura de Poços de Caldas
(35) 3697-5053

-

--

ESTA MATÉRIA FOI VISTA 26 VEZES

Comentários

Veja também

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

© Copyright 2017 :: Todos os direitos reservados