WhatsApp

Poços de Caldas - MG
Equipe da UBS Santa Augusta promove atividade do Setembro Amarelo - Poços em Dia ::Seu Portal Diário de Noticias::

Saúde

21/09/2017 às 10h04 - Atualizada em 21/09/2017 às 10h04

Equipe da UBS Santa Augusta promove atividade do Setembro Amarelo

Aparecido Roberto Junqueira
Poços de Caldas - MS
FONTE: Foto: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Atividade abordando o Setembro Amarelo acontece na UBS Sta Augusta no dia 29

Equipe da UBS Santa Augusta promove atividade do Setembro Amarelo

Falar sobre um assunto que ainda é considerado um tabu e ao mesmo tempo, aproximar a equipe de saúde da população, são os objetivos da ação que será promovida para os moradores atendidos na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Santa Augusta no dia 29. O trabalho vai envolver agentes comunitários de saúde, técnico de enfermagem, enfermeiro, médico generalista da Estratégia de Saúde da Família, além de uma educadora física do NASF - Núcleo de Apoio de Saúde da Família. "Vai ser um trabalho de orientação em saúde, uma oportunidade para discutir o porquê do Setembro Amarelo, falar sobre atitudes preventivas e mostrar que é preciso procurar ajuda quando algo não vai bem", explicou a enfermeira Joice Araújo Marçal.

O encontro será no próximo dia 29, sexta-feira, às 7 h, em frente à quadra da 18ª Região da Polícia Militar, na Rua Doutor Norberto Carlos Ferreira, no bairro Santa Augusta. Depois da orientação em saúde, haverá atividades de alongamento e caminhada. "Estamos convidando os moradores nas suas casas, nas creches e nas escolas e queremos muito que a comunidade participe desta nossa primeira ação pelo Setembro Amarelo", completou Joice.

"Fico muito feliz com este tipo de ação, porque demonstra os nossos profissionais da atenção básica engajados, dedicados a atuar na prevenção e na promoção de saúde. Nós temos uma Rede de Atenção Psicossocial no município, muitas vezes desconhecida pelas pessoas. Iniciativas como esta também colaboram, e muito, para a divulgação da estrutura que está disponível à população", disse o secretário de Saúde, Carlos Mosconi.

A Rede de Atenção Psicossocial - RAPS, em Poços, é composta por duas unidades do CAPS - Centro de Atenção Psicossocial, sendo uma delas o CAPS AD - Álcool e Drogas, o NASF - Núcleo de Atenção de Saúde da Família, os PSFs, as Unidades Básicas de Saúde, o pronto-atendimento do Hospital Margarita Morales e da UPA e o Hospital Santa Lúcia.

Suicídio

Segundo dados do Centro de Valorização da Vida, estima-se que de 10 a 20 milhões de pessoas tentam o suicídio a cada ano. A média brasileira é de 6 a 7 mortes por 100 mil habitantes.

A OMS, Organização Mundial de Saúde, afirma que 90% dos casos de suicídio podem ser prevenidos, desde que existam condições mínimas para oferta de ajuda voluntária ou profissional.

O Setembro Amarelo, começou a ser realizado no Brasil, em 2015, pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina)e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria). Mundialmente, a Associação Internacional para Prevenção do Suicídio estimula a divulgação da causa.

ESTA MATÉRIA FOI VISTA 37 VEZES

Comentários

Veja também

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

© Copyright 2017 :: Todos os direitos reservados