WhatsApp

Poços de Caldas - MG
Ipanema supera recordes com queijo e doce de leite gigantes - Poços em Dia ::Seu Portal Diário de Noticias::

Entretenimento

01/08/2017 às 23h25 - Atualizada em 01/08/2017 às 23h25

Ipanema supera recordes com queijo e doce de leite gigantes

Chrisdenys Junqueira
São Paulo - SP
FONTE: Foto:RankBrasil

Queijo gigante com 1.980 kg seguiu em desfile pelas ruas da cidade e foi distribuído gratuitamente para a população

Ipanema supera recordes com queijo e doce de leite gigantes


Desafio aconteceu durante a Festa do Queijo, com a presença do RankBrasil. Iguarias foram distribuídas gratuitamente para a população


A cidade de Ipanema (MG) supera mais uma vez os recordes junto ao RankBrasil, de Maior queijo minas padrão e Maior doce de leite. Os desafios aconteceram em 29 de julho, durante a oitava edição da Festa do Queijo. Os representantes do RankBrasil, Elisangela Arruda e João Araujo estiveram presentes para oficializar as marcas.


O município obteve o título do queijo pela primeira vez em 2011, superando todos os anos consecutivamente. Em 2017, a iguaria pesou 1.980 kg e mediu 175 cm de diâmetro e 85 cm de altura. Já o recorde do doce foi obtido primeiramente em 2013, com superação em 2014, 2015, 2016 e agora em 2017, atingindo 608 kg, 184 cm de comprimento, 108 cm de largura e 22,5 cm de altura.


Como já é tradicional, após a conferência pelo RankBrasil, as iguarias gigantes seguiram com um desfile em carro aberto pelas ruas da cidade e foram distribuídos gratuitamente para a população. Diferente das edições anteriores, este ano o evento foi realizado no Parque de Exposições da CASEMG.


De acordo com o prefeito Walter Paulo de Oliveira, a Festa do Queijo celebra a principal vocação e atividade comercial da cidade, que é a pecuária leiteira. “Muito aguardada pela comunidade, esta edição surpreendeu os organizadores positivamente, elevando o evento para outro patamar: mais organizado e com forte identificação cultural pelas pessoas”, afirma.


Ele comenta que a mudança do local da festa foi amplamente discutida e se tornou um dos pontos mais polêmicos. Segundo o prefeito, partindo do princípio que a segurança não poderia ser garantida em um evento aberto em praça pública, optamos pelo melhor para os participantes. “Mesmo entre críticos, hoje já é um consenso que a festa mudou e mudou pra melhor”.


Walter diz ainda que a festa de Ipanema não celebra apenas a produção leiteira. “Ela celebra um povo pacífico e trabalhador, traz o orgulho de ser ipanemense e mostra para o mundo que quando nos unimos nada é impossível”, destaca.




Produção do queijo e do doce
Para fazer o queijo foram utilizados aproximadamente 21 mil litros de leite e outros ingredientes como cloreto de cálcio, coalho, fermento lácteo e sal. Este ano o Laticínio Dois Irmãos assumiu a produção. Conforme o prefeito, a qualidade e sabor são uma constante em seus produtos desde sempre e não poderia ser diferente na produção da iguaria gigante.


Como nas outras edições, o doce foi feito pela fábrica de doces Nhá Nair. A receita levou 1,3 mil litros de leite, 400 kg de açúcar, além de glicose e um redutor de acidez, sendo o cozimento a vapor.


Festa do Queijo
O evento aconteceu de 28 a 30 de julho, trazendo muitas outras atrações entre concurso de queijo e cachaça artesanal, shows musicais e barracas com produtos da culinária do queijo. Antes do evento, entre 17 e 27 de julho, a cozinha móvel do SENAC ficou estacionada na Praça da Matriz, oferecendo cursos sobre a correta manipulação de alimentos e receitas inovadoras, tendo como ingrediente principal o leite e seus derivados.


A festa também contou com cerca de mil litros de queimadinha, que é uma mistura de leite com açúcar queimado. A iguaria foi preparada em um bule gigante com 1,80 m de altura por 2 m de diâmetro. Conforme o prefeito, o leite e seus derivados são o principal produto do município e movimenta toda a economia local, com forte importância para a identidade econômica e cultural das pessoas.





ESTA MATÉRIA FOI VISTA 98 VEZES

Comentários

Veja também

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

© Copyright 2017 :: Todos os direitos reservados